Como incluir uma nota fiscal manualmente
No ERP, você pode automatizar a emissão de notas fiscais, simplificando seu dia a dia. Verifique se o sistema está no ambiente de produção e se as configurações das notas fiscais estão corretas.
Para criar uma nota, acesse:
- menu lateral esquerdo > vendas > notas fiscais e clique em incluir nota fiscal.
- Na seção nota fiscal, informe os dados básicos da nota: Tipo de saída, Finalidade da nota, Natureza de operação, Série e a Numeração da Nota Fiscal.
Se a emissão ocorrer por meio de uma plataforma intermediadora, é obrigatório informar o intermediador da transação.
Você pode cadastrá-lo antes em configuração dos intermediadores ou diretamente na inclusão da nota fiscal.
No artigo cadastro de intermediadores, você encontra mais informações.
- Em destinatário, informe:
- Os dados do cliente que está comprando seu produto.
- Os dados do vendedor.
- Lista de preços, caso utilize esse recurso.
Se o cliente ainda não estiver cadastrado, você pode digitar os dados na própria tela. O cadastro será criado automaticamente ao salvar.
Campos importantes:
- lista de preço: refere-se ao preço dos produtos. Para saber como configurar, acesse a ajuda listas de preços.
- contribuinte: indica a inscrição estadual e contribuição de ICMS do cliente da venda.
- o endereço de entrega é diferente do endereço de cobrança: aplica-se para vendas onde a entrega ocorre em local distinto à cobrança. Ao marcar essa opção, informe o endereço de entrega da mercadoria.
Importante: a tributação fiscal sempre será conforme o endereço de cobrança. Se desejar que a tributação seja baseada no endereço de entrega, o parâmetro substituir endereço do destinatário pelo endereço de entrega ao gerar a nota fiscal pela venda, nas configurações da nota fiscal, deve estar ativado.
- Na seção produto ou serviços, adicione os produtos que fazem parte da nota, informando quantidade e preço.
- Em cálculo do imposto, são apresentados os valores tributários conforme natureza de operação configurada em sua conta. Para cálculo automático de imposto, habilite a opção cálculo ligado.
- Em transportador, selecione a forma de envio da nota fiscal. As informações são exibidas conforme as formas de envio previamente cadastradas no ERP.
Atenção: essa seção só é exibida quando o parâmetro exibir transportador nos pedidos está configurado como sim ou como exibir recolhido.
- Em pagamento, escolha a forma de recebimento e condições de pagamento da nota. As informações são exibidas conforme as formas de recebimento previamente cadastradas no ERP.
- Na seção dados adicionais, informe o depósito correspondente aos produtos que compõem a nota. Os depósitos são exibidos conforme os depósitos cadastrados no ERP.
Atenção: essa seção só é exibida quando o parâmetro exibir dados adicionais nos pedidos, nas configurações dos pedidos de venda, estiver marcado como sim ou como exibir recolhido.
- Adicione marcadores de identificação para a nota, se desejar.
- O campo observações do sistema exibe automaticamente a mensagem cadastrada na Natureza de operação.
- Caso o seu produto tenha o NCM iniciado com 3001, 3002, 3003, 3004, 3005 ou 3006, o ERP irá habilitar os campos solicitados pelo Sefaz para fármacos.
- Revise as informações e clique em salvar.